As próximas atualizações do Algoritmo do Google pretende entregar uma experiência de usuário cada vez mais melhorada.

Para isto novos conceitos entrarão em pauta para fazer SEO em 2021. Em busca de um resultado mais adequado, o conjunto de técnicas passará por uma adição de 4 novos conceitos que devem ser trabalhados em 2021 em conjunto com a produção de texto. Se em 2020 o algoritmo já passou por mudanças profundas, este ano o Google prepara atualizações periódicas dos sites.

Vamos relembrar as atualização do Google em maio de 2020

Em 4 de maio de 2020 o Google lançou uma atualização importante no seu algoritmo, chamada de “core update”. A ideia é valorizar os sites que estão em constante atualização e que possuem bons Page Scores. Por isso, os sites de notícias foram os menos afetados, já que diariamente são publicados diversos posts, deixando o conteúdo mais rico. Essa nova atualização fez com que o SEO fosse mais valorizado, onde páginas com erros neste conceito não conseguem ranquear com tanta facilidade. Isso quer dizer erros em meta descrição ou tags de título duplicadas. Por isso, é interessante fazer uma avaliação dos posts disponíveis em seu site e conferir o que pode ser mudado. A atualização de posts, conhecida por otimização, passou a ser mais valorizada em 2020. Isso quer dizer que é importante ler o conteúdo disponível e acrescentar novos parágrafos, além de atualizar a informação. É melhor do que fazer uma postagem nova com o mesmo sentido, já que a antiga está indexada e oferece essa vantagem.

Algoritmo de Experiência na Página deve ser lançado

Devido a crise mundial, o Google informou com antecedência que será feita uma atualização em 2021, permitindo que os programadores consigam se preparar para essa novidade. O algoritmo de Experiência na Página será medido conforme a interação dos usuários com um site, com o objetivo de permitir que as páginas sejam desenvolvidas para suprir as necessidades do público. A ideia é que apareçam nas primeiras posições os sites que o público mais gosta. De fato, conforme uma marca crescer, mais o tráfego aumentará em sua página, isso não é novidade. Quanto mais buscas as pessoas fazem por determinado produto ou serviço, ainda mais citando uma empresa específica, então ajuda o buscador a entender que aquilo é bom.

Para sair na frente dos fatores de busca deverá ser o foco:

1.  Erro 400

O famoso erro de requisição HTTP 400 Bad Request é um erro que acontece quando o servidor não consegue processar a requisição devido a alguma coisa que entendida como um erro do cliente. Então, isso pode acontecer devido a uma sintaxe mal formada, enquadramento de mensagem inválida ou requisição de roteamento enganosa.

2.  Velocidade do site

Assassina de conversões é uma de nossas principais preocupações, por isso desenvolvemos sites que carregam num piscar de olhos. Cada vez mais o Google exige que as páginas da web apresentem um carregamento veloz. Afinal, isso ajuda a melhorar a experiência do usuário, porque ninguém merece ficar esperando o conteúdo aparecer na tela. É fundamental que tanto para desktop quanto para mobile o tempo de carregamento seja menor do que 3 segundos. Além disso, o Google vem penalizando as páginas que demoram para carregar, então é melhor investir nesse conceito. Para isso, vale otimizar o conteúdo e contratar um servidor melhor.

3. Concorrentes

Será que a experiência dos usuários no seu site realmente é positiva? Para saber a resposta é preciso avaliar os números apresentados pelos concorrentes. Desse modo, o Ubersuggest é uma boa ferramenta para fazer essa avaliação, é só jogar o link do seu principal concorrente e fazer uma busca. Em seguida, clique em “Páginas Principais”, que mostra as mais populares do site do seu concorrente, em relação ao SEO. Considere o volume de buscas, as visitas recebidas e a posição do conteúdo no Google. Além disso, aproveite para acessar as principais páginas, já que assim conseguirá perceber o que está sendo feito.

4. UX  (layout do seu site)

Essa não é uma novidade, mas com o lançamento da próxima atualização do Google, é uma questão que vai ficar ainda mais importante. É fundamental que o layout do site seja o mais convidativo possível. Isso quer dizer que a página precisa ter informações fáceis de encontrar, ou seja, o usuário não deve perder tempo buscando algo. Além disso, escolha cores que combinam. O site deve ser fácil de navegar, páginas que não levam a lugar nenhum precisam ser removidas. As imagens devem ter um tamanho adaptável, para que não fiquem cortadas. Além disso, os redirecionamentos devem ser bem trabalhados, são questões que impactam no layout e podem prejudicar a sua página.

Como funciona o serviço de SEO

Os sites mais visitados devem ganhar destaque a partir de 2021 no Google, desde que ofereçam tudo o que é exigido pelos algoritmos do buscador. Contudo, os sites que oferecem uma experiência ruim perderão espaço, e o sistema não vai querer mostrar nas primeiras posições.